Olá, seja bem vindo(a) ao meu primeiro blog, à minha primeira postagem. Espero que você goste do Matematicando e volte sempre para acompanhar as novidades, o intuito maior dele é dividi com você minhas experiências durante a disciplina Estágio Supervisionado II. Confesso que esse blog é um desafio e tanto nesse semestre e gostaria muito de contar com a sua colaboração, comente, critique, dê sugestões...Não sou muito boa com as palavras, mas pretendo diminuir essa dificuldade com esta experiência, por isso sua opinião será de fundamental importância.
Admiro demais que tem o belíssimo dom de escrever e vou tentar me inspirar em algumas pessoas, mas sei que não será uma tarefa muito fácil.Os números e fórmulas ainda me fascinam mais. E nessa postagem vou falar um pouco dessa paixão.
Você deve está se perguntando porque decidi fazer matemática, uma disciplina bastante odiada. E eu vos digo que não decidi e nem escolhi, ela me escolheu. Durante 13 anos que estudei entre o Ensino Fundamental e Médio, minha relação com a matemática foi de muita cumplicidade. Não há sensação melhor quando você resolve um problema matemático, recordo-me no 3º ano do fundamental enquanto estava respondendo a atividade de casa, e tinha uma questão sobre expressão numérica, quase rasguei o caderno de tanto apagar, pois minha resposta não batia com o gabarito. Já estava quase a desistir quando tentei resolver de uma outra maneira, então consegui o tão esperado resultado, minha alegria não teve tamanho, lembro que corri até a cozinha muito orgulhosa e feliz para mostrar a minha mãe a questão resolvida. Poderia ter desistido depois de duas, três tentativas e passar a odiar a matemática eternamente, mas pelo contrário comecei a admirá-la.
Quando você ainda é criança as pessoas perguntam o que você quer ser quando crescer, e eu desde pequena dizia que faria matemática. Não sei se amadureci a ideia ou fui me acostumando com ela. Mas Jéssica, por que logo licenciatura?
Sempre admirei meus professores, a alegria e paixão que transmitiam enquanto ensinavam. No primeiro ano do ensino médio, tive o prazer de estudar com a minha primeira e única até hoje professora de matemática formada na área, Izoneide da Silva. Desde que a conheci, disse que seria igualzinha a ela quando eu crescer, não desmerecendo aos demais excelentes professores que tive a honra de aprender.
Durante o ensino médio continue com um bom relacionamento com a matemática, cheguei até ser monitora e, sempre dava aquela "forcinha" quando meus colegas tinham alguma dificuldade na matéria. Já no terceiro ano, a professora Izoneide pediu para eu ir para uma sala de aula de primeiro ano enquanto ela participava de uma reunião, quando entrei na sala foi um misto de sensações, estava insegura no começo pois recebi o material minutos antes. Pela primeira vez, eu assumia uma sala de aula com 40 alunos, apenas corrigi algumas questões, mas o fato de ser professora de uma outra sala com outros alunos sem ser meus colegas foi fascinante, sem falar que o conteúdo é um dos que mais amo ( Funções de 1º e 2º grau), jamais esquecerei dessa oportunidade.
Mas devido meu curso técnico em Redes de Computadores, no fim do segundo ano até o terceiro tentei me desviar para a engenharia da computação, sem jamais esquecer da matemática, meus planos era apenas adiá-la um pouco. Conclui o ensino médio e consegui passar para os dois cursos(matemática na UVA e engenharia na UFC), a matemática iniciaria no começo do ano e a engenharia apenas no segundo semestre, fiz minha matrícula nas duas faculdades e meu dilema começou.
Decidi iniciar na matemática para no meio do ano trancar e ir para a computação, mas na hora de confirmar minha matrícula presencial, a matemática já tinha me escolhido. A matemática em si já é bastante complexa, imagine quão desafiante é uma licenciatura... mas o que seria de nós sem os desafios para nos motivar?
Obrigada e até a próxima postagem..
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