O objetivo desta é fazer a avaliação do meu desempenho e a metodologia utilizada pelo professor Márcio Nascimento na disciplina.
Logo no primeiro dia que foi nos mostrado o cronograma das atividades, veio vários pensamentos: '... é coisa demais...", "...como vou fazer tudo?..."
| Só pra representar minha reação no início, rsrsrs Foto retirada do Google |
Mas é como dizem " um passo por vez" e assim que fiz, e com isso fui vendo que o "impossível" é realmente "possível", basta tentarmos. Desesperar não ajuda em nada. A cada semana era uma atividade diferente, um desafio novo a se superar, mas a cada desafio era uma nova aprendizagem, uma superação pessoal e profissional.
Quando tinha que realizar a atividade minha motivação era "vale nota", mas refletindo sobre minha avaliação me dei conta de quanto foi importante tudo e quanto se faz necessário nos avaliarmos, e assim realmente crescermos com nossos acertos e erros. Se essa postagem não fosse mais uma atividade, talvez eu não teria parado pra pensar no meu desempenho enquanto acadêmica e futura professora.
E agora, refletindo sobre tudo, todas as aulas, todas as postagens, todas as atividades vejo que além da superação pessoal, vejo que eu poderia ter me esforçado mais. Com relação às aulas, sempre fiz questão de não faltar nenhuma, principalmente porque era uma sequência, vi que quando algum colega faltava, ficava um pouco perdido. Felizmente, não foi o meu caso e, acredito que isso ajudou muito para desempenho de todas as atividades.
Nessa última etapa da disciplina, onde tínhamos seminários em trios com temas pertinentes à educação e à matemática, as equipes se mostraram bem preparadas, e no momento de debate eu sempre procurava acrescentar alguma coisa, ou simplesmente relatar alguma experiência e pra quem me conhece sabe que sou um pouco tímida (às vezes fico até vermelha quando estou falando), mas esses momentos de compartilhamento foram bem interessantes e aprendi muito, além de ter me visto bem participativa. Sem falar nos questionamentos que nos eram feitos, que nos levavam a refleti sobre nossa futura docência.
Quanto a minha equipe (escolhemos os membros) de apresentação, foi muito boa, como somos já amigos, facilitou bastante no planejamento da apresentação que tinha como tema: "Formação didática do professor de matemática: deficiências e soluções", fomos a última equipe a se apresentar.
![]() |
| Minha equipe minutos antes da apresentação no LIMA (Laboratório de Informática da Matemática), da esquerda pra direita: Karol Freitas, Ícaro Carvalho e eu (Jéssica Oliveira) Foto: Márcio Nascimento |
Avaliando nossa apresentação, considero ter sido boa, os demais colegas presentes foram bem participativos, e conseguimos expor de maneira satisfatória aquilo que estudamos. Mas acredito, que poderíamos ter nos empenhado mais, já que tivemos bastante tempo para preparação. A apresentação em si foi muito boa, debatemos e aprendemos muito sobre o tema, por isso que acho que nossa equipe atingiu o propósito maior.
Com relação ao blog, apesar de já conhecer esta ferramenta, aprendi muitas coisas e também tive a oportunidade de aprimorar mais meus conhecimentos. Confesso, que a cada postagem era uma superação, no início até relatei minha dificuldade em escrever, e agora relendo esse texto vejo o quanto melhorei, e essa melhora considero no blog todo, sem dúvida posso atribui esse progresso à disciplina. Na matemática, se ouve muito falar que só se aprende praticando, e eu me encaixo perfeitamente nessa frase, tenho consciência que ainda preciso melhorar muito.
A cada postagem, eu tinha o cuidado de relatar da melhor maneira possível, objetivando que o leitor desse blog pudesse ser transportado para a atividade que eu tinha executado. Quanto mais eu ia escrevendo, mais ia me empenhando cada vez mais e acredito que isso foi fundamental para minha superação, "pequei" um pouco no tempo limite de cada postagem, quase sempre postei nas últimas horas antes da "vistoria" do professor. Agora, preciso melhorar com relação a maneira que exponho minha opinião, pois ainda é uma dificuldade. Quando tive que fazer a avaliação do livro pedagógico foi um desafio e tanto, me senti mais à vontade pra relatar as minhas experiências com as atividades desenvolvidas na escola.
Já com relação às atividades em si, em algumas deixei um pouco a desejar, talvez por descaso meu mesmo, pois eu tinha conhecimento de todas as instruções repassadas na aula, já conhecia a escola, tive apoio da escola, a direção, núcleo gestor, professores e alunos foram bem receptivos. Acho que faltou um pouco de recepção de minha parte com algumas atividades, e não me esforcei ao máximo para executá-la, me acomodei um pouco.
De um modo geral, meu desempenho foi bom, posso considerar superação mesmo na execução das atividades propostas no decorrer da disciplina.
Agora, no que diz respeito à metodologia utilizada pelo professor da disciplina, Márcio Nascimento, sendo bastante sincera, é claro. No início como já falei, tive um certo receio de não executar alguma atividade e rejeição com as propostas (imaginei até: ele (professor) gosta de nos dá trabalho, sendo que temos outras disciplinas também).
Em uma certa oportunidade (não lembro quando, nem onde) o professor já tinha falado que reclamamos da atividade pelo de fato de executá-la e não olhamos pelo lado da experiência que será adquirida ( mais ou menos, isso que ele falou) e nesta avaliação posso comprovar isso.
As atividades propostas contemplaram várias habilidades que um bom professor deve ter, como ferramentas tecnológicas, criação de blog e utilização das ferramentas do blogger, gravação de áudio e edição de vídeo. Com avanço tecnológico, o professor também deve procurar acompanhar esses progressos, até porque é o que chama a atenção dos alunos, e é interessante saber utilizar para até mesmo fazer o uso de tais tecnologias em sala de aula e sair um pouco do comodismo.
Apesar de sermos futuros professores de matemática, não podemos nos acomodarmos com outras disciplinas e principalmente com a nossa Língua Portuguesa, e na disciplina houve a preocupação com a escrita e leitura, na avaliação das nossas postagens o professor sempre que possível fazia um feedback e assim, podíamos tentar melhorar nesse quesito. Com a atividade do artigo fomos desafiados a pesquisar mais e escrever, mesmo sendo em equipe e com mesmo tema da apresentação, não foi fácil, pois era hora de expor nosso conhecimento em texto.
Para sermos bons professores não basta dominarmos o conteúdo, todas as fórmulas, é preciso saber transmitir para que os alunos possam realmente aprender, e um fator importantíssimo ( que eu considero) na transmissão desse conhecimento, é a oralidade, e esta tivemos a oportunidade de exercitá-la. Tanto nas apresentações, quer sejam apresentando ou mesmo participando dos debates, como também nos vídeos, onde pudemos nos observar novamente e nos avaliarmos.
Outra coisa que a disciplina nos permitiu, foi ter contato com uma sala de aula e acompanharmos um pouco da rotina de um professor. Como já relatei, não tive tanto problema, mas isso, devido ao PIBID, mas bem antes não me sentia à vontade, e essa experiência me deu ainda mais segurança.
Mas acredito que esse contato com a sala de aula, foi enriquecedor para todos, tanto pra quem nunca esteve numa sala no papel de professor ou para quem esteve poucas vezes, pois foi o momento de refleti se é o quer ou não futuramente. Para quem já tem uma certa experiência e trabalha na área, teve a oportunidade de olhar sua sala enquanto estagiário(a) e fazer uma reflexão sobre sua própria prática.
Avaliando de modo geral, acredito que a metodologia empregada conseguiu seu objetivo, nos proporcionar experiências que nos ajude profissionalmente e pessoalmente.
Obrigada a todos e até logo!































