segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Segunda aula

No dia 12 de fevereiro de 2015, foi minha segunda ação pedagógica com a turma do 1º ano D, no turno da manhã. Como na vez passada ( primeira aula) , foram as duas primeiras aulas.

A professora Maria de Fátima de Vasconcelos (Fatinha) iniciou fazendo chamada, organizou as filas que estavam um pouco desalinhadas. Em seguida, as professoras regentes da biblioteca foram entregar os livros didáticos para os alunos, o que levou um certo tempo.

Então, chegou a vez da minha segunda aula, inicio falando do que será abordado,no caso Porcentagem e Juros Simples, depois formalizo com os conceitos de cada assunto , escrevendo na lousa para os alunos copiarem, discutimos um pouco sobre o conteúdo.
Estagiária (Jéssica Oliveira) iniciando segunda ação pedagógica
Foto: Maria de Fátima Vasconcelos (Fatinha)
Estagiária (Jéssica Oliveira) expondo conteúdo na lousa
Foto: Maria de Fátima Vasconcelos (Fatinha)
Alunos do 1º ano D
Foto: Jéssica Oliveira

Passo quatro itens na lousa, eles copiam e tentam responder. Eu e a professora nos dispomos a tirar algumas dúvidas individualmente, depois que todos já copiaram, começamos a correção na lousa. Os alunos já estão bem participativos e dispostos a ir na lousa compartilhar com os colegas sua aprendizagem.
Estagiária (Jéssica Oliveira) auxiliando na resolução de exercício
Foto: Maria de Fátima Vasconcelos (Fatinha)
Aluno resolvendo exercício na lousa
Foto: Maria de Fátima de Vasconcelos

Essa segunda experiência foi bem interessante, os alunos se mostraram mais confortável com minha presença ali na frente e eu já estava mais segura , apesar de ter tido contato com a turma apenas uma vez, acredito que o plano me passou uma confiança extra, pois eu tinha um norte do que fazer, e me restava procurar segui-lo da melhor maneira possível diante das circunstâncias.
Professora Fatinha dando aula
Foto: Jéssica Oliveira

Professora Fatinha explicando
Foto: Jéssica Oliveira

Segundo planejamento

Bem, no segundo planejamento com a professora Maria de Fátima de Vasconcelos(Fatinha) também ocorreu numa quinta-feira, 11 de fevereiro de 2015. Como de costume nesses planejamentos de área, os professores preenchem seus planos semanais, e como o horário de sexta da professora Fatinha não tinha sofrido nenhuma alteração, conversamos a respeito da minha segunda intervenção.
Estagiária (Jéssica Oliveira) planejando com a professora Fatinha
Foto: Thais Martins
Estagiária (Jéssica Oliveira) planejando ação pedagógica
Foto: Thais Martins

Como na aula passada foi abordado Equação do 1º grau (postagem anterior), decidimos continuar com revisão mas, agora seria outro assunto, no caso, Porcentagem juntamente com Juros Simples.


Como a professora estava com seu banco de exercícios, analisamos alguns problemas que poderia ser trabalhados em sala, escolhemos dois de cada assunto.
Planejamento de ciências da natureza
Foto: Thais Martins

Após o intervalo, houve uma análise dos resultados da Avaliação Diagnóstica dos 1º anos,que foi elaborada pela 06ª CREDE (Sobral - Ce), onde os professores discutiram questão por questão, e notou-se que os alunos erraram mais as questões que requeria uma interpretação de um problema e o traduzisse de uma linguagem corrente para uma linguagem matemática para resolver.
Análise dos resultados na avaliação diagnóstica com 1º anos
Foto: Thais Martins

Como na vez passada, também fiz meu plano de aula como pode perceber pela imagem abaixo.
Plano de aula
Foto: Jéssica Oliveira
Segunda parte do plano
Foto: Jéssica Oliveira

Minha primeira aula

Como você já acompanhou o planejamento para minha primeira aula na postagem anterior, se ainda não, clique aqui.

Bem, como combinado, na sexta, 05 de fevereiro de 2015, fui cedo pra escola e antes da 07:00 já estava aguardando a aula iniciar.

Me dirijo à sala do 1º ano "D" com a professora Maria de Fátima de Vasconcelos (Fatinha), de imediato os alunos ficam sem entender o que vou fazer lá.

Então, a professora inicia a aula me apresentando e diz o que vou realizar, em seguida ela faz a chamada. Depois começamos a dá uma olhada nos cadernos dos alunos e verificando quem fez a atividade da aula passada, quem não tinha feito teria um (-) e quem tinha respondido um (+), o que depois será levado em conta na hora de somar as notas.

Ela termina a correção de uma atividade passada.

Alunos corrigindo atividade da aula passada
Foto: Jéssica Oliveira

Inicio a aula perguntando quem sabia o que significa equação, os alunos foram bem participativos e se mostraram bem motivados, depois de vários alunos se manifestarem escreve a definição formal na lousa e analisamos o conteúdo, depois exponho o que são termos.
Estagiária(Jéssica Oliveira) iniciando sua ação pedagógica
Foto: Maria de Fátima de Vasconcelos
Na matemática, nada melhor do que praticar para aprender, e isso pode se dá pela resolução de exercícios, assim o aluno fixa melhor o conteúdo. Escrevo quatro itens, dou um tempinho para que copiem e tentem resolver, após esse tempo, corrijo com eles, assim, podem tirar algumas dúvidas quanto a resolução.
Estagiária (Jéssica Oliveira) corrigindo exercício
Foto: Fatinha Vasconcelos (professora)

Apesar de se ter uma breve noção de uma sala de aula, nada se compara quando você está lá no papel de professor, todos os alunos te observando e prestando atenção no que você fala e faz. E você, ali como uma fonte de aprendizagem pra dezenas de alunos, de lugares diferentes, com pensamentos diferentes, gostos diversos. Esse momento em sala de aula foi muito importante, pois o estagiário se aproxima ao máximo de sua futura realidade e analisando sua postura, tem a oportunidade de crescer com essa experiência.
Estagiária (Jéssica Oliveira) resolvendo atividade com a turma
Foto: Fatinha Vasconcelos (professora)

Meu primeiro planejamento

Atualizando você sobre minhas atividades da disciplina Estágio Supervisionado II.

Bem, no dia 04 de fevereiro de 2015, estive no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota,participando do planejamento dos professores da área da ciências da natureza, com o intuito de planejar minha primeira ação pedagógica dentro da sala de aula.

Primeiramente, conversei com a professora Maria de Fátima de Vasconcelos(Fatinha) e ela se prontificou a me ajudar no que fosse necessário. Então, decidimos que  seria melhor realizar essa intervenção na sexta-feira (05), e como ela teria duas aulas seguidas na turma do 1º ano D, sendo a primeira e segunda aula, optamos por essa turma.
Estagiária ( Jéssica Oliveira) planejando com a professora Maria de Fátima de Vasconcelos (Fatinha)
Foto: Evandro Arruda
Estagiária (Jéssica Oliveira) analisando questões
Foto:Maria de Fátima de Vasconcelos
Estagiária (Jéssica Oliveira)  fazendo anotações
Foto: Maria de Fátima de Vasconcelos

Decidido turma e horário, discutimos sobre assunto que os alunos estavam estudando e qual seria melhor realizar minha intervenção. Como ela estava fazendo uma revisão do conteúdo de 9º ano, decidimos por Equação do 1º grau, e como ela dispunha de um grande bando de questões, analisamos algumas para que eu pudesse trabalhar com os alunos.
Finalzinho do planejamento
Foto: Maria de Fátima de Vasconcelos
E na mesma ocasião, num momento do coordenador Jonas Arruda com os professores presentes, ele falou  sobre a importância do plano de aula, bem como ressaltando os benefícios de tal prática.


Mas o que é um plano de aula?


Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos. 
Definição do site


Diante dos benefícios de um plano de aula, resolvi fazer um esboço de um e ver como o mesmo me auxiliaria na aula. Mesmo dando um trabalho a mais, sendo necessário um tempinho extra, percebi que ele nos dar uma norteada de como aula se seguirá, e esse planejamento evita que esqueçamos alguma coisa na hora da aula ou algo que vamos usar.

Esboço de plano de aula
Foto: Jéssica Oliveira
Definição retirada do site
Segunda parte do plano de aula
Foto: Jéssica Oliveira